Atividades da armazenagem de produtos
A armazenagem é um conjunto de funções que envolve a recepção de produtos, sua descarga, carregamento, arrumação e conservação adequada. Para a armazenagem de produtos, podemos dividir essa função em produtos acabados e semi-acabados, contando também com os perigosos, perecíveis.
O que saber sobre o processo?
O processo de armazenagem envolve todos os tipos de produtos, para a atividade da empresa, seja comercial, industrial ou de serviços. A armazenagem, portanto, pode ser definida como uma atividade que oferece meios de gerenciar custos, trazendo soluções para a empresa. Para que o processo de armazenagem de produtos seja correto, é importante que se leve em conta todos os fatores que interferem e influenciam nos custos da armazenagem e também sua importância para a empresa.
Atividades da armazenagem de produtos
Antes de decidir onde os produtos ficarão estocados, é necessário que se tenha em mente se a sua armazenagem é temporária ou permanente, isso varia de acordo com o tipo de produto armazenado no local. Quando existe um estudo sobre isso, os riscos de perdas são menores e a organização do local se torna mais fácil. Tendo isso em mente, você saberá utilizar as principais atividades que envolvem a armazenagem a seu favor, elas são:
- Recepção de produtos;
- Estocagem do que foi recebido;
- Tramitação interna;
- Distribuição do que está armazenado.
Quais são as vantagens?
Quando o sistema de armazenagem é montado de forma correta, a empresa obtém a redução de custos e melhor aproveitamento de produtos e espaço. A facilidade de fiscalização e monitoramento dos materiais também se torna uma grande vantagem, tendo em vista que a organização faz a diferença e quando o controle de estoque é feito de forma correta é possível saber exatamente quais são os produtos em falta e os que podem ter sofrido avarias.
Os custos gerados, portanto, devem ser encarados como investimento, para que o processo ofereça á empresa a possibilidade de rápida movimentação de cargas e redução nos custos de produção, além da customização dos processos. As atividades do setor devem sempre se complementar para garantir a movimentação correta, facilitando atividades de outros setores e resultando em uma completa organização empresarial, seguindo todos os princípios e regras da organização.