Armazenagem de produtos perigosos: exige cuidado
O segmento logístico lida com uma ampla variedade de cargas e produtos que requerem condições especiais de conservação e movimentação. Esse é o caso da armazenagem de produtos perigosos. É necessário ter cuidado redobrado na armazenagem, pois muitas pessoas desconhecem o tamanho dos riscos que eles oferecem e das normas específicas de segurança.
Quais são os produtos perigosos?
Os produtos perigosos são classificados em classes de risco e para que não haja problema como explosões, incêndios, entre outras coisas, é importante que a armazenagem de produtos perigosos seja feita de forma correta e que o transporte também, seja feito com a sinalização correta do produto. Os produtos são:
- Gases;
- Material radioativo;
- Sólidos inflamáveis;
- Líquidos inflamáveis;
- Substâncias corrosivas;
- Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
- Substâncias tóxicas e infectantes.
Existem diversos códigos adotados para a representação de cada carga perigosa. Esse tipo de marcação é afixado em embalagens, contêineres e caminhões para sinalizar o tipo de material e riscos oferecidos por cada um. Essas regras são pré-definidas por órgãos reguladores que são ligados ao governo federal, que tem competência para fiscalizar empresas que prestam esse tipo de serviço.
Principais riscos oferecidos
Acidentes com produtos perigosos são muito prejudiciais ao meio ambiente e à vida da população. Para tornar o local da estocagem seguro para todos os funcionários e produtos já armazenados, é fundamental identificar a quais riscos a empresa pode estar sujeita de acordo com o item O primeiro passo é reconhecer que todas as substâncias apresentam algum tipo de risco já que podem causar intoxicação por meio de inalação, absorção por contato com a pele e ingestão desses produtos.
Cuidados para armazenagem de produtos perigosos adequada
Para prevenir acidentes, é necessário que a armazenagem de produtos perigosos seja feita de forma correta com embalagens adequadas para manuseio correto para que tenha o mínimo risco de vazamentos e quebras. É muito importante que a iluminação do ambiente seja controlada para que ele esteja constantemente iluminado para possibilitar medidas de emergência mesmo no período noturno. Sempre tomando cuidado com o calor das luzes que se muito forte pode causar incêndios e explosões, dependendo do tipo de produto estocado.
É necessário que o gestor esteja atento também a circulação de pessoas no armazém para garantir a conservação dos produtos e contar com a presença de pessoal qualificado para o manuseio e transporte corretos. Para evitar problemas é importante limitar o acesso de pessoas ao local, preservando assim a vida e bem-estar dos colaboradores do local desse tipo de armazenamento.