Armazenagem de produtos químicos: armazená-los sem causa um acidente
Os produtos químicos são perigosos porque não podem entrar em contato com outros que lhe são incompatíveis. E por essa razão que a armazenagem de produtos químicos deve ser feita com cuidados para que não haja nenhum risco de acidentes que podem causar explosões produzindo gases altamente tóxicos e inflamáveis e causando ferimentos a quem o manuseia e armazena.
As características do produto químico
Eles podem ser de diferentes tipos: voláteis, tóxicos, inflamáveis, corrosivos, explosivos e peroxidáveis separadamente ou com algumas delas combinadas. Devido suas propriedades, os produtos podem reagir de forma violenta entre si, provocando esses acidentes e por isso, torna-se necessário manter os produtos afastados, para evitar eventuais contatos que podem causar reações indesejadas, colocando em risco a vida de quem está próximo ao produto.
A importância da sinalização
Para evitar confusões e misturas na armazenagem de produtos químicos, há diferentes simbologias para se referenciar a periculosidade de cada uma. Dependendo da nomenclatura é necessário que a empresa que armazena tome cuidados redobrados com o produto, como quando o material é inflamável e deve ser mantido fora do contato até mesmo com o ar. Algumas sinalizações são:
- Risco de vida;
- Risco de intoxicação ou queimaduras;
- Temperatura de fulgor ou inflamação;
- Reação.
Elas são divididas por cores, azul, vermelha e amarela respectivamente. Para que a sinalização seja eficiente, é necessário que haja um quadrado branco com um número que indica as especificidades do risco que o produto oferece. A segurança sempre deve ser priorizada quando se trata de produtos químicos. É fundamental evitar as improvisações para que o produto fique seguro, pois quanto mais produtos diferentes, mais difícil fica sua armazenagem de produtos químicos de forma correta.
Os locais devem ter espaço amplo, ventilado, com exaustão e duas saídas. Devem ter prateleiras largas e seguras, fixadas nas paredes ou no chão, para que em caso de tombamento não ocorra o efeito dominó e não caiam todas as substâncias. Todas as instalações elétricas devem ser à prova de explosão, com antichamas e antifaíscas. A manutenção preventiva deve ser prioridade e a iluminação pode ser comum, porém, não pode ficar a menos de dois metros de distância dos produtos para que não tenha nenhum risco de reações.