Qual é a diferença da armazenagem e estocagem de materiais?
Os termos armazenagem e estocagem de materiais geralmente são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, representam diferentes situações no processo de produção das fábricas e se relacionam a fases e materiais distintos. Mas o que não é diferente entre eles é a importância que têm para um bom funcionamento da empresa, merecendo atenção.
Então, o que é armazenagem e estocagem de materiais?
A armazenagem é um termo mais genérico e pode até abranger o conceito de estocagem. Ele significa qualquer tipo armazenamento de materiais ou produtos por determinado período de tempo. Alguns acreditam que ele deve ser reservado apenas a materiais básicos, matérias-primas e produtos intermediários ainda não processados e transformados no produto final.
Já a estocagem é mais específica, usado para descrever o armazenamento de produtos já finalizados e destinados à locação estática, ou seja, um conjunto de produtos prontos para uso, mas que estão sendo mantidos em determinado local por um período de tempo mais longo que o da armazenagem e estocagem de materiais .
Qual o objetivo dos processos?
O armazenamento de materiais, tanto por armazenagem, como por estocagem, tem diversos objetivos que visam aumentar a eficiência do processo produtivo de uma empresa e proteger a produção fabril. Outras empresas como as de transporte, vendas (varejo e atacado) e entregas utilizam esses sistemas que para aumentar sua eficiência. Dentre eles podemos citar:
- Maximizar a utilização de mão de obra;
- Maximizar a utilização do espaço físico;
- Maximizar a utilização de energia e equipamentos;
- Proteger os materiais de produção e produtos finais;
- Facilitar o acesso e acelerar a produção;
- Redução de custos.
Qual deles precisa de mais cuidados?
A armazenagem precisa de mais cuidados por envolver um conceito muito mais amplo, o que exige mais dinamismo, controle, cálculos, movimentação e inventários. Em razão de seu dinamismo, a armazenagem mostra-se de suma importância para qualquer negócio, tornando-se o elemento responsável pelo controle de todos os processos que envolvem a guarda desses materiais.
O controle desses estoques é fundamental para que haja redução de custos e garantia de distribuição de itens em tempo hábil como deve ser. Além disso, esse sistema garante melhor aproveitamento de espaço e mão de obra, tendo maior rotatividade de materiais, controle de perdas e atendimento rápido.