Facilidade para movimentação com armazenagem horizontal
Ter uma movimentação segura de mercadorias, eliminando as perdas por avarias e realizar um armazenamento eficiente que agilize o fluxo logístico é possível. Mas para isso é preciso definir o tipo de armazenagem horizontal mais apropriado para o seu produto investindo no layout do seu espaço.
Quais são os tipos de armazenagem?
Os modelos de armazenagem mais comuns no mercado são a armazenagem própria, contratada e terceirizada. A própria trata-se de quando a companhia armazena a mercadoria em centros ou armazéns gerenciados pela própria empresa detentora dos bens, podendo ser dentro da sede ou outros locais da cidade sempre respeitando a logística da empresa. A contratada apenas aluga o armazém, precisando assim, disponibilizar de pessoal que cuide e controle tudo o que está guardado no local e a terceirizada oferece o local e o pessoal para tomar conta de toda mercadoria armazenada no local.
Quais são os sistemas de armazenagem?
O espaço do seu armazém é um dos pontos mais importantes para que você escolha bem o sistema que precisa para suas mercadorias, os tipos podem variar de acordo com o que é manuseado no local, levando em conta as características do produto, tamanho, peso, quantidade e peculiaridades. Para que você escolha um bom sistema tudo isso deve ser estudado, para então, ter uma escolha de sistema utilizado. Eles são:
- Porta pallets;
- Dinâmico;
- Push-back;
- Drive-In;
- Mezanino;
- Cantilever;
- Estantes;
- Flow-rack;
- Carrossel;
- Racks.
No porta pallets e carrossel podemos encontrar a armazenagem horizontal, ela permite uma movimentação de produtos mais leves e simples, feitos pelo próprio funcionário, sem a necessidade de equipamentos para o manuseio. A armazenagem horizontal é comum quando os itens exigem agilidade, para isso grandes empresas tem tornado comum o uso de robôs e inteligências artificiais no auxílio da tarefa.
A importância do layout
Na armazenagem, a forma como os produtos são organizados fazem muita diferença no fluxo operacional. E, por isso, o layout é muito importante para a empresa, a implantação ou ajustes dele pode gerar a impulsão da operação, economia de tempo e espaço, além da economia de recursos.
Quando um layout é bem pensado e todo seu custo é visto como um investimento para a empresa, ele pode reduzir a movimentação de mercadoria; assegurar a utilização inteligente do espaço disposto nos armazéns; trazer flexibilidade; garantir a estocagem mais econômica, valorizando a organização em todas as circunstâncias.