Armazenagem por agrupamento: economia e rapidez
A logística da armazenagem deixou de ser apenas uma necessidade básica e passou a ser um elemento essencial para as empresas, com papel estratégico para o desempenho eficiente e organização necessárias. O funcionamento correto da armazenagem é um ponto básico para entender como a organização e controle podem se transformar em economia e facilidade para o empresário.
Como a armazenagem pode ser econômica para a empresa?
Uma armazenagem com funcionamento correto garante a produção em diferentes níveis, equilibrando ofertas em épocas de sazonalidade e reduzindo, assim, os custos com a especulação. Além disso, a armazenagem por agrupamento oferece também outras vantagens como, a eficiência da mão de obra, de energia, de proteção das matérias-primas e controle de perdas e avarias.
Quais são os tipos de armazenagem?
O sistema de armazenagem funciona de acordo com o produto que você tem, e eles podem se tornar assim, simples ou complexos. Os cuidados devem levar em consideração questões como fragilidade, periculosidade, peso, formato, entre outras características que pode gerar dificuldades e até mesmo perda de tempo para sua empresa. Os tipos de armazenagem são:
- Por agrupamento;
- Por tamanho;
- Por frequência;
- Especial;
- Em área externa.
Em alguns casos, é comum que se utilize mais de um tipo de armazenagem por agrupamento, especialmente em empresas que trabalham com maior variedade de materiais. A gestão de armazenagem ganhou muita importância com o tempo, pois apresenta vantagens estratégicas, oferecendo produtividade e efetividade.
A armazenagem por agrupamento
Ela facilita a arrumação e localização do material, mas não aproveita o espaço em sua totalidade. Existem alguns produtos que não estão sujeitos a limites físicos para serem manipulados, como grãos, artigos a granel, que podem ser armazenados por agrupamento junto com uma grande variedade de cargas de todos os tamanhos. Isso leva em primeiro lugar a uma economia maior em seu transporte. O objetivo maior desse tipo de armazenagem é reduzir o número de movimentações ao mínimo indispensável, portanto, é conveniente gerar uma unidade de carga que seja o maior possível para não haver mais gastos.
O problema que pode haver é que se a produção for frequentemente realizada de forma massiva e em grandes quantidades e forem utilizadas unidades de carga do maior tamanho possível, sua distribuição pode estar sujeita a sair do armazém em quantidades muito menores pela dificuldade de manuseio. Sendo necessário outras formas de produção para atender suas necessidades.