Armazenamento produtos químicos com segurança
Produtos químicos não podem ser estocados de qualquer jeito, nem por ordem alfabética ou numérica e acabou. Eles precisam de atenção redobrada, precisam ser separados e armazenados com base em suas compatibilidades. Para que não haja riscos de incêndio, explosão e formação de gases tóxicos que são algumas das consequências que os produtos podem ter ao colidirem.
Como armazenar de modo seguro os produtos?
Todo e qualquer produto químico que apresente risco à saúde e ao meio ambiente, deverá ter um lugar apropriado para seu armazenamento produtos químicos. Os produtos químicos devem ser estocados em almoxarifado, com a devida sinalização - que é muito importante quando a equipe lida com produtos que oferecem esse risco - com ventilação, prateleiras largas para evitar tombamentos, instalações elétricas em perfeitas condições e com resistência a esses materiais. A manutenção do local deve ser constante.
Quais são os tipos de produtos químicos?
As normas estabelecidas para o armazenamento produtos químicos podem ser encontradas facilmente para que todos tenham conhecimento. Pelo fato de alguns produtos não poderem ser guardados juntos pelas substâncias que podem ter reações indesejadas, é necessário que haja placas sinalizadoras expostas no local, obtendo as especificidades dos produtos ali armazenados. Essas placas indicam vários níveis de risco, sendo eles:
- Explosíveis;
- Inflamáveis;
- Tóxicos;
- Corrosivos;
- Radioativos;
- Biológicos;
- Nocivos.
Além das sinalizações já citadas, existem também as placas referentes a transportes, em que se incluem as de baixas e altas temperaturas, de informação para indicar desníveis, peso e carga de veículos, eletrocussão, campos magnéticos, entre outros. As empresas que prestam esse tipo de serviços são fiscalizadas por órgãos responsáveis do governo federal e agências reguladoras.
Cuidados indispensáveis para o armazenamento produtos químicos
A preocupação com a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores tem que ser uma prioridade nas empresas e o manuseio e armazenamento de produtos químicos demandam uma série de ações voltadas para a identificação e prevenção dos riscos que eles correm nesse tipo de trabalho. Por isso alguns cuidados se tornam indispensáveis na hora de armazená-los com segurança. Algumas das ações que devem ser tomadas são: a sinalização correta das áreas, o armazenamento feito com grupos compatíveis, uniformes e EPIs adequados, instalação de alarmes, descarte correto e identificação dos produtos, estrutura adequada do armazém e o treinamento dos colaboradores.