Logística armazenagem e estoque: considerações iniciais
Considerando a complexidade do cenário atual relativo à cadeia de suprimentos, muitas empresas se encontraram diante de uma situação em que precisaram reavaliar sua estrutura organizacional e suas funções, levando-se em consideração que a logística armazenagem e estoque deveriam ser considerados como elementos fundamentais e determinantes para se obter vantagens competitivas.
Neste contexto, a logística armazenagem e estoque passou a ser elemento estratégico chave para o gerenciamento de uma empresa. O setor varejista apresenta forte relação gerencial com essas atividades uma vez que o percurso que um produto percorre desde a sua fabricação, distribuição e venda dependem fortemente de atividades que envolvem logística, armazenamento e estoque.
Considerando a logística de armazenagem, por exemplo, é possível verificar que esta é bastante ampla e abrange diferentes tipos de atividades, dentre elas o planejamento, coordenação, controle e elaboração de um processo consistente de mantimento e estoque. Dessa forma, a logística armazenagem e estoque consegue estabelecer condições adequadas para uso e distribuição dentro dos prazos estipulados e acordados com cliente e parceiros.
Logística armazenagem e estoque: quais etapas elementares desse processo
Com relação às etapas presentes na rotina da logística armazenagem e estoque, é possível resumi-las de forma elementar, de modo que, mesmo havendo diferenças nos processos existentes entre as empresas, a ideia e o conceito fundamental estão sempre presentes. Desse modo, é possível ter com clareza como funciona de maneira sucinta como a logística de armazenagem funciona.
Dentre as etapas primordiais correspondentes ao processo de entrada, encontram-se então:
- Chegada e recebimento das mercadorias no armazém ou centro de distribuição;
- Verificação e conferência das mercadorias e material que chegou;
- Endereçamento para o local correto, seguindo um fluxo e obedecendo às indicações, por vezes feita com etiquetas;
- Estocagem do material, que ocorrer após a devida identificação e confirmação do material.
Logística armazenagem e estoque: como interferem na política de frete
O controle e acompanhamento dos custos dentro de uma empresa tem papel crucial no seu desempenho e rentabilidade. Por isso, a logística armazenagem e estoque conta sempre com indicadores, medidas corretivas e estratégias para conseguir se manter ativa e competitiva em um mercado exigente e desafiador.
Desse modo, é crucial que se conheça os custos dos processos envolvidos na cadeia logística, de modo que seja possível calcular e elaborar políticas de cobrança de frete coerentes e compatíveis com as ofertadas pela concorrência.