Movimentação e armazenagem logística
A movimentação e armazenagem logística estão inseridas dentro do escopo de estudo da cadeia de suprimentos. A armazenagem consiste em uma atividade de suporte e que dá apoio para que o desempenho de atividades elementares seja condizente com os padrões de excelência exigidos e presentes em um mercado altamente competitivo.
Dessa forma, conseguem alcançar novos clientes e parceiros, retendo e fidelizando esse grupo por meio de bom atendimento e procurando sempre atingir alto nível de satisfação. Adicionalmente, é preciso também manter alto nível de competência e procurar sempre inovar para que a empresa cresça de maneira sustentável e rentável, garantindo seu posicionamento e a distribuição de dividendos aos acionistas.
Tendo isso em mente, a movimentação e armazenagem logística em uma companhia deve ter como objetivo gerenciar de modo competente o espaço em que o estoque é alocado, prezando pela segurança do material e dos colaboradores, assim como deixar sempre a disposição as mercadorias de forma rápida e eficiente.
Movimentação e armazenagem logística: seus objetivos e desafios
A movimentação e armazenagem logística pode desempenhar diferentes papéis de acordo com a estratégia de distribuição escolhida pela empresa. Sendo assim, uma instalação de armazenagem, por exemplo, pode ser utilizada para fazer o recebimento de itens de diferentes fornecedores, sendo responsável pela sua consolidação e devida distribuição. De modo breve, a armazenagem é constituída por atividades chave, dentre elas o recebimento, estocagem, controle de pedidos e expedição.
Com relação aos desafios associados a movimentação e armazenagem logística, encontram-se:
- Realizar o controle do nível de estoque, indicando o momento de acelerar ou reduzir a produção ou aquisição de material;
- Otimizar a utilização dos espaços e estabelecer um fluxo e movimentação dentro do armazém, ou centro de distribuição, eficiente e seguro;
- Controlar as entradas e saídas, de modo a manter um monitoramento adequado sobre os itens perecíveis ou que podem perder qualidade se armazenados em condições impróprias;
- Prezar pela segurança do estoque e das pessoas que realizam o trabalho operacional;
- Manter equipamentos, materiais e instalações em boas condições de uso.
Equipamentos mais comuns de serem usados na movimentação e armazenagem logística
Existem equipamentos que devem ser usados para que a movimentação e armazenagem logística seja feita de maneira segura e ordenada. Além disso, esses equipamentos e ferramentas ajudam na eficiência da movimentação e da otimização relacionada a ocupação do espaço.
Dentre os equipamentos mais comumente empregados nessas tarefas estão as paletes, os porta paletes, as empilhadeiras (podem ser dos mais variados modelos, dentre eles: manuais, hidráulicas, elétricas e retráteis). Além disso, para proteção pessoal existem os equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas, botas e óculos.