O crescimento do self storage no Brasil
O self storage no Brasil acompanhou a tendência que surgiu nos Estados Unidos. É uma forma de solucionar o problema da falta de espaço e a presença desse tipo de serviço ganhou bastante repercussão recentemente no país.
Segundo a ASBRASS (Associação Brasileira de Self Storage), existem mais de duzentas unidades de self storage no Brasil, espalhadas em diferentes regiões e Estados. Esses espaços são ideias para quem deseja guardar objetos que não cabem em casa, para manter em bom estado os móveis durante reformas e mudanças ou ainda para guardar produtos, servindo como estoque para muitas lojas e pequenas empresas.
Self storage no Brasil é uma nova tendência no setor imobiliário
Os compartimentos oferecidos pelas empresas de self storage no Brasil são formas de ocupação eficiente e econômica. Com esse tipo de serviço os espaços tendem a ser mais bem aproveitados e podem ser compartilhados entre diferentes usuários de forma prática e segura. Sem burocracia e com boa versatilidade com relação aos tamanhos, o self storage no Brasil ganhou muitos adeptos e cresce de maneira rápida.
Tal sucesso pode ser associado aos tipos de uso que pode ser dado a esses boxes alugados. Sendo assim, é possível conferir diferentes finalidades, dentre elas:
- Guardar objetos e móveis;
- Armazenar documentos e a papelada encontrada em escritórios;
- Armazenar produtos e servir como estoque;
- Ajudar em mudança e reformas.
Dessa forma, além de facilitar a vida de que é apegado aos seus pertences, o self storage ajuda empresas a manter estoques mais próximos aos centros urbanos, reduzindo o tempo de abastecimento e de entrega ao consumidor final.
Self storage no Brasil se expande para outras regiões do país
Apesar de ganhar mais notoriedade recentemente, o self storage no Brasil se iniciou há décadas na cidade de São Paulo. Desde então o serviço vem crescendo de maneira sustentável e alcançou Estados de outras regiões.
A criação de um órgão responsável para representar empresas desse nicho ocorreu em 2014, dando origem a Associação Brasileira de Self Storage. Seu objetivo é promover o segmento por meio de regulação e ajudando a criar uma rede de integração entre as empresas que atuam no setor.