Sistema de armazenagem drive in
O sistema de armazenagem drive in é criado considerando os equipamentos e instrumentos utilizados para movimentação de itens que se encontram guardado. As empilhadeiras devem conseguir se movimentar dentro dessas estruturas, de forma que o armazenamento de porta paletes ocorra longitudinalmente.
Dessa forma, o sistema de armazenagem drive in ajuda a usar o espaço de maneira mais eficiente, reduzindo os espaços usados como corredores. Para tanto, esse tipo de armazenamento deve contar com a presença de guias, que servem como suporte e se apoiam sobre os braços existentes na entrada do armazém ou centro de distribuição.
Seu uso, porém, é restrito, sendo mais indicado para o armazenamento de itens que tem baixo giro. Isso porque exige uma movimentação mais lenta das empilhadeiras, de modo que é importante se atentar também a forma com que são guardados.
Sistema de armazenagem drive in e suas vantagens
A utilização do sistema de armazenagem drive in é um tipo que ocorre por acumulação, facilitando a utilização do espaço reservado para o estoque de mercadorias. Para tanto, devem ser empregados estantes que sejam adequados para o armazenamento de produtos homogêneos e de baixo giro.
Dentre as vantagens adquiridas que se observam nesse tipo de sistema estão:
- Otimização da utilização do espaço disponível;
- Supressão de corredores entre estruturas como as estantes;
- Maior controle de entradas e saídas de mercadorias;
- Redução do espaço necessário para o armazenamento.
Além disso, as empresas que não precisam movimentar muito as cargas em seu estoque, o sistema de armazenagem drive in permite um adensamento maior no armazém. O uso de porta pallets com menores dimensões permitem que sejam guardadas mais unidades de pallets em um mesmo local.
Sistema de armazenagem drive in e suas características
O sistema de armazenagem drive in é caracterizado por ser mais adequado aos produtos sazonais, de modo que é indicado para grandes quantidades de um mesmo tipo de material. Pode ser facilmente ampliado de acordo as necessidades do momento e proporciona carregamento e descarregamento de forma independente.
Por fim, no sistema de armazenagem drive in as empilhadeiras podem entrar na posição dos pallets armazenados, de modo que podem ser usadas regras como FIFO ou LIFO de acordo com as exigências da companhia.