Como o transporte de alimentos preparados deve ser feito
O transporte de alimentos preparados envolve uma série de cuidados para estar dentro das normas e exigências legais e também dos clientes que irão consumir o produto. Dessa forma, os alimentos ficam longe de agentes que possam contaminá-lo e chegam ao consumidor final frescos e em boas condições para serem ingeridos.
É importante que as regras impostas sejam seguidas. Dentre as diretrizes encontram-se:
- O transporte de alimentos que não se encontram em temperatura ambiente deve ser feito por meio do devido acondicionamento em recipientes exclusivos, estando estes bem vedados;
- Alimentos quentes devem ser mantidos em temperaturas acima dos 60°C e os frios devem permanecer abaixo dos 5°C;
- O compartimento em que vai a carga deve estar bem higienizado;
- Os alimentos não devem ser colocados diretamente no piso do compartimento de carga, de modo que sejam mantidos em estrados ou estantes, por exemplo;
- O transporte de outras substâncias devem ser feito separadamente
Transporte de alimentos preparados e sua forma de acondicionamento
O transporte de alimentos preparados deve prezar pelas boas condições do material e evitar sua contaminação para que chegue ao consumidor final em condições de consumo adequadas. Sendo assim, a fiscalização e avaliação dos produtos transportados é feita ao longo de toda cadeia, garantindo a sua qualidade.
Como o transporte de alimentos preparados ajuda na distribuição e abastecimento de muitos estabelecimentos, é preciso fiscalizar o processo de modo que sejam mantidas as boas práticas pelas empresas.
O alimento precisa ser transportado em recipientes bem fechados e identificados. Na etiqueta, ou rótulo, devem constar informações como a data em que foi preparado, o prazo de validade e o que está no interior do recipiente. Quando o percurso for longo, é recomendado o uso de caixas térmicas.
Quais veículos são usados no transporte de alimentos preparados
Os veículos que são usados no transporte de alimentos preparados são classificados de acordo o tipo de transporte e do alimento que será carregado. Sendo assim é possível encontrar os veículos abertos com proteção, fechado sem controlador de temperatura, fechado isotérmico, fechado com controlador de temperatura.
Dessa forma, é possível fazer o transporte de alimentos frios, quentes e de produtos que podem ser mantidos a temperatura ambiente sem maiores complicações.